Skip to content

Tudo para ser aprovado em Concursos!





Ser aprovado em concursos não é nada fácil, exige muita dedicação, estudo, disciplina e principalmente estar sempre atento às informações publicadas, e nos dias de hoje, não são só os órgãos governamentais que usam esse tipo de estratégia.

Já para tentar uma efetivação em um cargo de empresa relacionada a algum órgão governamental, primeiro a pessoa tem que se inscrever em um dos concursos abertos deferidos pelo governo, que, diga-se de passagem, existe uma verdadeira infinidade deles, cada um com requisitos próprios.

E para quem está pensando em entrar no ramo concurseiro, denominação dada a quem está sempre tentando aprovação em um desses processos seletivos, as dúvidas mais frequentes são:

    • Quais matérias serão cobradas nas provas?
    • Onde conseguir informações verdadeiras?
    • Onde é feito as inscrições?
    • Quais os principais requisitos para participar do concurso X?




Se essas também são suas dúvidas sobre os concursos no Brasil, fique tranquilo, pois vamos esclarecer essas questões e ainda compartilhar muitas outras informações nos tópicos logo abaixo, confira.

O que são na prática, os Concursos?

concursos abertos
Tudo para ser aprovado em Concursos!

E na prática é exatamente isso que os concursos do Brasil são, são formas de avaliação e classificação de interessados em uma vaga anunciada, e todas as empresas ligadas ao governo, ou algum órgão público é obrigado a abrir esse tipo de exame seletivo.

Em alguns casos são exigidos, até mesmo, testes de aptidão física, isso quer dizer que, cada função tem requisitos específicos a serem preenchidos, até mesmo para realizar a inscrição e as principais etapas são:


    • Anúncio de concursos abertos no D.O – Diário Oficial seja da União, Estadual ou Municipal.
    • Publicação dos editais contendo todas as informações.
    • Inscrição até a data estipulada.
    • Realização das provas e testes físicos quando houver.
    • Publicação da lista de aprovados em um dos D.O.
    • Publicação da lista de convocação para assumir o cargo.

    E vale lembrar que nem sempre quem é aprovado em um dos concursos a nível nacional, ou qualquer outro, tem o cargo garantido, pois existe sim, a possibilidade de ser aprovado e não ser convocado.

    Resumindo, os concursos abertos, vão pré selecionar os candidatos, só depois, dependendo da colocação em que a pessoa ficou na lista de aprovados, eles saberão se irão ou não serem chamados para assumir o cargo.

    Quem pode fazer concurso?

    Qualquer pessoa que preencha os requisitos básicos exigidos por lei e que esteja dentro dos parâmetros e regras definidas em especial para cada um dos concursos abertos podem se inscrever, por exemplo:




    Requisitos básicos exigidos por lei:

    • Ter nacionalidade brasileira.
    • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
    • Ter a escolaridade mínima definida para cada um dos concursos.
    • Atuante quanto aos direitos políticos.
    • Estar física e mentalmente apto para o cargo preterido.
    • Ter mais de 18 anos, salvo concursos que incluam jovens aprendizes.

    Quando se trata das exigências específicas de cada exame seletivo, por exemplo, em concursos Banco do Brasil, pessoas que estão com restrições em instituições de proteção ao crédito, ou seja, o famoso nome sujo.

    Neste caso o candidato pode até ser aprovado, mas já está ciente que dificilmente será chamado para assumir o cargo, assim como pessoas que se inscrevem, estando ciente que têm passagem pela polícia ou qualquer outra pendência judicial, de qualquer natureza.

    É essencial que o interessado em se inscrever em qualquer um dos concursos e seleções governamentais, leia atentamente o edital referente ao cargo que está pleiteando, só assim é possível saber com exatidão se vale ou não a pena tentar.

    O que é um edital de concurso?

    A própria definição didática da palavra “edital” já explica seu significado, que seria o texto onde são relacionados dados informativos em detalhes de algo e este será anunciado ou publicado para conhecimento geral ou pessoas específicas.



    Em relação aos concursos, os editais são os documentos oficiais, que deve ser divulgados em primeira instância nos diários oficiais governamentais e simultaneamente vindo a ser de conhecimento de toda população interessada.

    Um edital contem as seguintes informações:

    • Quantidades de vagas disponíveis a serem preenchidas.
    • Condições básicas e específicas para que seja feita a convocação, caso seja aprovado.
    • Regras básicas e específicas sobre a aplicação das provas e testes físicos quando houver.
    • Critérios que são usados para avaliação de cada um dos concursos.
    • Datas, horários, quantidade de etapas e requisitos essenciais para se inscrever e participar das provas.
    • Determinação de números de vagas para pessoas em condições especiais.
    • Informações sobre as remunerações e benefícios que cada cargo oferece.
    • Matérias e conteúdos que serão exigidos nas provas.

    Portanto, o edital de concursos públicos serve como um manual de regras completo e oficial, que estão sempre disponíveis nos diários oficiais ou no site da empresa que será responsável por gerenciar o concurso, ou seja, as bancas organizadoras.

    Quem é responsável pelos concursos no Brasil?

    Como já foi mencionado, cada exame seletivo pode ter um organizador diferente, e no caso dos concursos 2020, para cada um é aberto um processo de licitação, e cada empresa resolve se vai ou não concorrer.

    Ou seja, o governo anuncia que vai abrir um concurso, para determinado departamento ou empresa e ao mesmo tempo anuncia as exigências, as bancas organizadoras entram na licitação, que é uma espécie de leilão.

    Aquela que se encaixar no que está sendo pedido pelos órgãos que estão oferecendo as vagas e conseguir um acordo em relação aos valores a serem pagos, esta será a empresa responsável pelos concursos no momento oferecidos.

    O que é uma banca examinadora?

    Como acabamos de mencionar, as bancas organizadoras são as empresas contratadas para organizar tudo que esteja relacionado aos exames seletivos, por exemplo, nos concursos do IBGE 2020, tudo está sendo feito através da Cebraspe, e as principais são:

    • Cespe/Cebraspe: https://www.cebraspe.org.br/
    • Esaf: http://www.fazenda.gov.br/carta-de-servicos/lista-de-servicos/escola-de-administracao-fazendaria-esaf
    • Vunesp: https://www.vunesp.com.br/
    • Cesgranrio: http://www.cesgranrio.org.br/
    • Fundação Getúlio Vargas/FGV: https://portal.fgv.br/
    • Fundação Carlos Chagas/FCC: https://www.concursosfcc.com.br/

    Essas são apenas algumas bancas organizadoras, mas existem muitas outras e no link, (https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas?) é possível acessar mais informações sobre elas, inclusive questões que que foram cobradas em concursos passados.

    Como saber os Concursos disponíveis?

    Esse tipo de notícia na verdade se espalha muito rápido, mas oficialmente falando, e o anúncio de concursos e oportunidades, de âmbito público são inicialmente publicados no D.O. U – Diário Oficial da União (http://www.in.gov.br/web/guest/inicio).

    concursos

    É possível fazer uma busca generalizada, usando a palavras “Concursos”, ou uma busca mais avança, por departamentos, localidades ou mesmo o nome do exame seletivo em si, a mesma busca pode ser feita em qualquer buscador da internet.

    Mas hoje em dia, digamos que o mercado sobre divulgação de concursos e empregos, oferece várias opções de fontes de informações, principalmente os portais de notícias e os sites oficiais das bancas organizadoras, e além do que mencionamos as melhores opções são:

    • G1: https://especiais.g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/lista-de-concursos-publicos-e-vagas-de-emprego/
    • Folha Dirigida: https://folhadirigida.com.br/concursos
    • JC Concursos: https://jcconcursos.uol.com.br/
    • Edital Concursos Brasil: http://editalconcursosbrasil.com.br/
    • PCI Concursos: http://www.pciconcursos.com.br/
    • Concursos no Brasil: http://concursosnobrasil.com.br/
    • Correio Web Concursos: http://concursos.correioweb.com.br/

    O ideal é sempre verificar no D.O. U, a veracidade das informações que encontrou sobre os concursos, normalmente o edital é divulgado em primeira mão no portal e só depois repassado para as outras fontes.

    Os concursos do Governo valem a pena?

    Essa é uma questão que ainda causa muitas controvérsias, é fato que existe a promessa de muitos concursos a serem abertos, e isso pode ser verificado em qualquer um dos sites que já citamos, mas ser efetivado como funcionário público ainda é sonho de muitas pessoas.

    Infelizmente, atualmente nada pode ser considerado realmente seguro, e a estabilidade que antes era considerada inabalável de um concursado, já está sendo a prova, principalmente devido a tantas mudanças nas leis trabalhistas.

    E apesar de vários pronunciamentos feitos pelo governo afirmando que os processos seletivos para estatais e departamentos públicos seriam momentaneamente paralisados, os dados da LOA (Lei Orçamentária Anual) já liberou verba para concursos a abrir ainda em 2020.

    A maior expectativa está sendo em relação às contratações de funcionários para o Poder Executivo federal e Tribunais Regionais Eleitorais, que há muito tempo não fazem esse tipo de seletivas,

    Pelo que se sabem, os concursos área fiscal, estão sendo os mais comentados como certos de acontecerem, mas até que tudo seja oficialmente confirmado, estão sendo realizadas algumas seletivas para cargos temporários, como para o IBGE que acontece em maio de 2020.

    Portanto, se vale ou não a pena prestar um concurso público fica realmente a critério do interessado, ao mesmo tempo, fica a pergunta, “Por que não tentar?”, afinal de contas, desde que a pessoa se sinta preparada, por que não tentar?

    É preciso estudar para fazer um concurso?

    Com certeza, apesar de que existem pessoas que tentam sem ter se preparado exclusivamente para fazer as provas referentes a concursos abertos, sem estudar pelo menos um pouco mostra até o desinteressa da pessoa em realmente ser aprovado.

    E atualmente o que não falta são empresas que oferecem material preparatório, como por exemplo:

    • Gran Concursos Online: https://www.grancursosonline.com.br
    • Próximos concursos: https://www.proximosconcursos.com/melhores-cursos-preparatorios-para-concursos/
    • Estratégia concursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/
    • Direção Concursos: https://www.direcaoconcursos.com.br/
    • AlfaCon Concursos: https://www.alfaconcursos.com.br/
    • Casa do Concurseiro: https://acasadoconcurseiro.com.br/

    Claro que todos esses sites oferecem cursos preparatórios pagos, mas as chances de ser aprovado em, por exemplo, concursos área administrativa, são bem maiores do que quem está estudando por conta própria.

    Como começar a estudar para concursos?

    Se não tem como pagar um dos cursos que mencionamos acima, é possível sim estudar por conta própria, e antes de qualquer coisa é preciso se decidir por qual processo seletivo quer concorrer, mas existem dicas básicas, como por exemplo:

    • Procure por fontes de informações seguras sobre as matérias que serão cobradas nas provas dos concursos que está pleiteando.
    • Tente entrar em grupos de estudo online, assim pode compartilhar dúvidas.
    • Procure pelos concursos a nível médio de anos anteriores.
    • Busque por vídeos no YouTube, mas que seja realmente informativo e não somente propagandas.
    • Tenha um cronograma de estudos.

    concursos resultados

    Uma boa fonte de como estudar para concursos, por si só, é o site: https://www.metododeestudo.com.br/, nele existem muitas informações úteis e gratuitas, mas, o mais importante para ser bem-sucedido nas provas é a dedicação com que vai estudar.

    Quais os concursos mais famosos no Brasil?

    Entre os concursos abertos públicos mais conhecidos, os de maior evidência são sempre os relacionados aos órgãos federais, e em uma lista generalizada os mais famosos são os dos seguintes setores:

    • 1º lugar: Receita Federal
    • 2º lugar: Ministério da Fazenda
    • 3º lugar: Polícia Federal
    • 4º lugar: Banco Central
    • 5º lugar: Ministério Público do Trabalho
    • 6º lugar: Tribunais Regionais Federais
    • 7º lugar: Tribunais Regionais do Trabalho

    Mas além dos federais, existem órgãos públicos estaduais e municipais, que estão sempre anunciando concursos a nível fundamental, por exemplo, por isso esteja sempre atento às notícias publicadas em sua região.

    Concursos estaduais, como funcionam? Quais são as vagas?

    Os procedimentos usados pelos órgãos estaduais são os mesmos utilizados nos que abrangem o país inteiro, por exemplo, os concursos área jurídica 2020, alguns já estão previstos, mas ainda não foram oficialmente confirmados.

    As vagas disponibilizadas são sempre divulgadas no edital publicado no D.O, seja da União ou do próprio estado em que ele será realizado, e essas informações devem ser verificadas nos sites que já compartilhamos acima.

    O interessante sobre os concursos estaduais é a possibilidade de crescimento profissional, pois periodicamente são oferecidas vagas para cargos superiores dentro do próprio departamento.

    Quais os concursos com mais participação?

    Os concursos federais abertos são sempre os mais concorridos, afinal de contas, podem oferecer valores e cargos mais expressivos, mas regionalmente falando, os processos seletivos realizados pelas prefeituras podem ter um contingente maior de concorrentes.

    Isso acontece porque, quando uma prefeitura anuncia uma seletiva como essas, a população dos pequenos municípios se interessa também, então, pode-se dizer que, os concursos municipais têm uma maior proporção de candidatos por vaga.

    Os concursos são gratuitos? Como isso funciona?

    Não, pesar de a maioria estar relacionado com órgãos públicos, é cobrada uma taxa de inscrição, que não tem um valor ficado, por exemplos, nos concursos abertos do IBGE pra 2020 o valor é de R$ 23,61 ara recenseadores e de R$ 35,81 para os candidatos à vaga de agente censitário, supervisor e municipal.

    Quando o candidato está preenchendo o formulário de inscrição no site da banca organizadora responsável, após preencher todos os dados requisitados, aparece a informação que será gerada um boleto a ser pago.

    Não se sabe ao certo com quem fica o valor pago pelo concurseiro, se com o órgão para o qual está prestando o concurso ou se para a empresa que está organizando o evento, mas existe a teoria de que o valor é compartilhado entre os dois.

    Após ser pago o valor da taxa, é bom guardar o comprovante de pagamento, pois como cada um dos concursos tem suas próprias regras, pode acontecer deste comprovante ser requisitado em algum momento dentro de todo processo.

    Concursos Federais e sua concorrência

    Esse é um fator que pode animar ou desanimar muito uma pessoa que está interessada em participar de um dos concursos área policial, da saúde, federal, municipal ou qualquer outro.

    Afinal de contas, saber da existência de 100 pessoas pleiteando a mesma vaga que você é algo que pode causar um estresse muito grande, mas é preciso levar em conta que nem sempre quem está inscrito pode ser considerado um candidato de verdade.

    De acordo com mitos especialistas em concursos federais, inclusive psicólogos, é manter o foco nos próprios estudos e no vídeo abaixo um desses especialistas, fala exatamente sobre o assunto confira:

    E aí? Já conseguiu encontrar entre os muitos concursos que mencionamos qual se encaixa melhor com seu perfil? Use a página de “Contato” para nos contar, ou então mandar sugestões de temas a serem publicados agregados aos outros que já estão em nosso blog, “Agendamento Online”.