Skip to content

Boatos e Fatos Sobre Agendamento Passaporte





Precisando fazer o Agendamento Passaporte? Veja como é, e como estar fazendo o seu.

O Passaporte é um documento que toda pessoa que vai viajar de avião, principalmente para fora de seu país precisa ter em mãos.

Como diariamente no Brasil, várias pessoas precisam tirar esse documento, é preferível que primeiro se faça um agendamento eletrônico para marcar o atendimento presencial no Posto da Polícia Federal mais próximo.




Dessa forma, mantém a organização e garante que consiga fazer o documento, facilitando assim a vida do usuário e de quem produz o passaporte.

E ainda por meio do agendamento é permitido conferir outras situações referentes ao passaporte, além de tirar dúvidas.

Tudo isso, para ajudar você a tirar este documento importante.

E neste artigo, vamos estar mostrando tudo que você precisa saber sobre o Agendamento Passaporte.




Atente-se aos nossos tópicos:

Agendamento Passaporte
Agendamento Passaporte

Passo a Passo Para Fazer Agendamento Passaporte

Antes de tudo, é preciso saber que o documento do passaporte no Brasil é emitido pela Policia Federal.

E para estar realizando este processo pode ser por meio deste site (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do). Que ainda explica direitinho como proceder.




O Agendamento Passaporte realizado de forma eletrônica, primeiramente pede-se para fazer a solicitação do passaporte. Em seguida preencher com:

Os dados pessoais;

Informar os dados dos documentos;

Dados complementares como o endereço da residência;

E depois será feito uma revisão dos dados para que possa conferir e confirmar.

Distribuição de Passaporte

Após preenchimento será gerado o GRU (Guia de Recolhimento da União) e após pagá-lo, conseguirá fazer o agendamento no link que colocamos acima e escolher o posto da Polícia Federal que deseja comparecer, com o dia e o horário disponível.

Quanto ao valor da GRU, ela pode modificar de acordo com o tipo de passaporte pedido.

A saber, é permitido que se faça até 6 solicitações em um único agendamento, está neste site na página inicial. Coloque a quantidade que deseja de solicitação e clica em seguida em prosseguir.

E logo em seguida informar os dados pedidos de cada requerente.

Quando é Necessário Agendar o Passaporte




O Agendamento de Passaporte é necessário sempre que for emitir o passaporte.

Outra situação é em casos de viagens que exija uma certa urgência e o usuário não possa esperar o prazo estabelecido. Sendo assim, pode agendar para estar solicitando um passaporte de emergência.

Os casos de viagens urgentes devem ser previamente comprovados para ter esse direito como problemas de saúde, viagens à trabalho, proteção do patrimônio, catástrofes naturais, entre outros.

Entretanto, depois disso precisará tirar o documento normalmente.

Após o agendamento para tirar passaporte será necessário comparecer até o posto da PF que foi colocado no processo do agendamento, no dia e horário para conferência de documentos e para coletar os dados biométricos. Isso também serve para passaporte de emergência.

Requisitos Para Agendamento Para Tirar Passaporte

Entre os requisitos do agendamento para tirar passaporte, primeiramente é preencher os dados que se pedem naquele link que citamos mais acima e depois pagar o GRU. Apenas depois disso é que a pessoa consegue fazer o Passaporte Agendamento.

Posteriormente, lembre-se que é preciso de uma documentação específica para estar tirando seu passaporte quando for até o atendimento presencial.

Cada tipo de caso tem a sua exigência, e pedidos de documentos, por isso aconselhamos que deem uma olhada no site da PF para obter mais informações (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria). E verificar que documento são necessários levar.

Lembrete: Leve a GRU paga, para comprovação que a Guia está quitada.

Além disso, não será necessário levar foto, agora eles tiram no momento que o requerente comparecer.

Requisitos Para Agendar a Renovação do Passaporte

Antes de mais nada, para esclarecimento não é possível estar fazendo o agendamento renovação de passaporte, este é um serviço inexistente.

Já tem um tempo que o serviço de renovação de passaporte não existe mais.

Portanto, fique atento quanto ao vencimento do seu passaporte. E se precisar viajar depois que ele estiver vencido, se prepare porque precisará tirar o documento novamente. Pois é, acredite é isso mesmo, terá que refazer aquele mesmo processo, tudo de novo.

Dessa forma, assim que ele estiver vencido não terá mais validade. E o agendamento passaporte será para tirar um novo documento.

São os mesmos requisitos, documentos e preenchimentos de dados, nada disso mudará.

O que precisará é apresentar o passaporte que está vencido para que possam fazer o cancelamento.

Onde Fazer o Agendamento Passaporte

O Agendamento do Passaporte é realizado pelo site da Polícia Federal, naquele mesmo link já citado.

Neste outro link (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/agendamento-ou-reagendamento-instrucoes-preliminares), explica de forma um pouco mais detalhada como estar procedendo.

Ainda no Agendamento Passaporte Polícia Federal (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do), neste mesmo site fornece outros serviços como o de reagendamento, consulta e cancelamento do que já foi agendando, consulta de solicitação e entre outros.

Ou seja, qualquer dúvida que tiver em relação ao agendamento, ou solicitação do mesmo, consegue resolver sem precisar sair de casa.

Além de outros serviços como o de pesquisa de satisfação em que você usuário mostra o que estar achando do serviço prestado, tem o formulário de adoção internacional, solicitação de registro de nacionalidade e a solicitação de atualização de informações.

E qualquer outra dúvida que tenha quanto ao passaporte é só entrar aqui (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte) para tentar saná-la.

Como Consultar Agendamento Passaporte

Como já foi dito anteriormente a consulta de agendamento passaporte é feito pelo site da PF.

Para estar realizando é só entrar nesta página do agendamento, clicar em agendamento de atendimento, e em seguida consultar ou cancelar agendamento.

Logo após, é só preencher com o que se pede, digitar o CPF, o número do protocolo, a data de nascimento e escolher a opção desejada que no caso será consultar agendamento.

Para facilitar este é o link que abre direto na página (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarConsultaCancelamentoAgendamento.do?dispatcher=exibirConsultaCancelamentoAgendamento&validate=false).

Depois de preencher tudo, é só clicar em prosseguir.

Caso tenha esquecido o número do protocolo deixe-o em branco e quando prosseguir irá aparecer no espaço solicitado.

Já para fazer acompanhamento de solicitação do passaporte é no mesmo site do agendamento, basta ir em solicitação de passaporte, clicar em consultar solicitação, preencher com o número do protocolo e CPF, e pronto.

Preciso Cancelar o Agendamento, Como Faço?

Ao precisar cancela Agendamento Passaporte, é bem simples só seguir o passo a passo dito anteriormente para estar fazendo a consulta agendamento para passaporte.

Entretanto, no passo a passo na parte antes de prosseguir, quando estiver na opção operação desejada ao invés de clicar em consultar agendamento, você vai clicar em cancelar agendamento. E depois poderá prosseguir com o que pede e aguardar o cancelamento.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → Agendamento e veja também o vídeo: