Skip to content

Passei a Madrugada Pensando Nisso: Agendamento INSS





Vai realizar agendamento INSS? Veja e entenda como funciona. O agendamento INSS é uma maneira de facilitar a vida dos cidadãos e também das demandas deste órgão.

Já que possuímos dia a dia cada vez mais corrido, ter tempo é para poucos, e para ficar em filas então, nem se fala.

E quando o assunto é auxílio ou aposentadoria que vem do INSS já imagina aquela dor e cabeça, não é mesmo? Pois é preciso comprovar pagamento do benefício e ainda realizar perícia.

Por isso, surgiu o agendamento que beneficia os dois lados e busca garantir satisfação de um, e excelente devolução de serviço do outro.




Dessa maneira, permite que o usuário possa agendar e só comparecer em algum dos postos para resolver seu problema no dia e horário marcado. Desburocratizando alguns serviços e agilizando as demandas.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos estar explicando tudo que precisa saber sobre o agendamento INSS.

Atente-se aos nossos tópicos:

Agendamento INSS Telefone

Agendamento INSS
Agendamento INSS

Primeiramente, sabia que é possível fazer agendamento INSS telefone?

O qual serve para facilitar tanto a vida do usuário, quanto de quem prestará o serviço.

O INSS é o Instituto Nacional de Seguro Social que cuida de alguns serviços relacionados a prestação de benefícios aos cidadãos.

Dessa forma, com o agendamento INSS podendo ser realizado por telefone agiliza diversos serviços. Já que a demanda é muito alta e às vezes os atendimentos e prestação de serviço costumam ser criticados.

Portanto simplifica os dois lados, sem falar que tem diminuído as filas que se formavam e geravam grande estresse.

Para estar realizando o agendamento é preciso ligar no 135, e estar marcando a perícia. O horário para isso é 07:00 h às 22:00 h, de segunda a sexta-feira.

Vale destacar que quase todos os serviços podem ser marcados pelo INSS agendamento telefone. Sendo assim o beneficiário só comparecerá no dia e hora marcada para realizar a perícia.

Site INSS Agendamento

Certamente, agora quer saber como é o site do INSS para agendamento. Pois bem, existe uma página especialmente para que possa agendar todos os serviços INSS num só lugar.

Este é o link (https://meu.inss.gov.br) basta acessá-lo e na barra lateral clicar em agendamentos/requerimentos. É só informar os dados solicitados para quem não possui um login de acesso e não deseja criar.

Entretanto, é recomendado se cadastrar no site porque só quem possuir login poderá ter acesso a todos serviços INSS agendamento.

A saber que neste portal o usuário terá acesso à diversas informações relacionadas aos benefícios. Caso aja outras dúvidas, também pode estar acessado o (www.inss.gov.br).

Agendamento INSS Auxilio Doença





O agendamento INSS auxilio doença é feito pelo site. Este é um dos poucos serviços que ainda não é permitido ser realizado por telefone.

Este é um auxilio voltado para quem está incapacitado de trabalhar temporariamente seja por doença ou acidente. Desde que seja comprovado por perícia médica.

Geralmente precisa ter alguns requisitos para receber o benefício que é pelo menos ter contribuindo o INSS por 12 meses, possuir a qualidade de um assegurado, já estar afastado do trabalho por 15 dias e além da perícia médica.

Este é o link (https://meu.inss.gov.br/central/#/agende-pericia) para o INSS agendamento de perícia.

Caso não consiga comparecer para o atendimento é necessário remarcar em até 3 dias antes da data. Nesta situação é feito tanto pelo site como por telefone.




Ao acessar o site escolha a opção agende sua perícia, logo em seguida clique em agendar novo, por fim faça o acompanhamento em resultado de requerimento e acompanhamento/ benefício por incapacidade.

Só lembrando que alguns casos como internação e pessoas acamadas podem estar pedindo perícia hospitalar ou domiciliar.

Agendamento INSS Aposentadoria




Para quem deseja saber como é agendamento INSS aposentadoria veja como é simples e prático.

Primeiro de tudo, existem dois tipos de aposentadoria o por tempo de contribuição e por idade. Este serviço de agendamento INSS é realizado tanto pelo telefone como pelo site.

Assim sendo, o benefício é voltado para pessoas que tenham trabalhado e contribuindo por 30 anos em caso de mulheres e 35 quando homens. Isso vale para aposentadoria por tempo de contribuição.

Enquanto a aposentadoria por idade urbana é um benefício para quem completa 60 anos quando são mulheres e 65 para quem são homens. Com pelo menos 180 meses de contribuição.

Já por idade rural diminui cinco anos, ou seja 55 para mulheres e 60 para homens. Com 180 meses de trabalho rural, no mínimo. Diante disso, se agendar pelo site, é preciso realizar o cadastro.

Com cadastro realizado, logo em seguida é acessar a página de agendamento, clicar em novo e pesquisar por aposentadoria. Escolha o serviço desejado, coloque os dados pedidos e conclua.

Pode acontecer de ser solicitados alguns documentos, saiba mais: (https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao/).

Agendamento Pericia INSS

Primordialmente para fazer o agendamento pericia INSS, é preciso verificar primeiro se o mesmo deve ser feito por telefone ou online.

Se for por telefone, basta ter o número em mãos 135 para estar fazendo a ligação e seguir o passo a passo. Já de forma online o agendamento INSS pericia, será feito pelo site.

Lembre-se de estar com o número de CPF e da identidade por perto, porque quase sempre eles são pedidos.

Além do seu nome completo, e-mail, telefones para contato, entre outros. No entanto, a quantidade de informações irá depender do tipo de serviço INSS agendamento. Por isso deixe todos os documentos próximo de você só para facilitar.

Dessa forma, compareça à uma agência no dia e hora marcada para realizar a perícia.  E não esqueça de verificar tudo que precisa para realização do mesmo.

Consultar Agendamento INSS

Se você deseja saber mais sobre o agendamento INSS, ficou alguma dúvida ou esqueceu a data, pode estar conferindo o seu agendamento.

Geralmente quando feito de forma online, basta acessar o site, na aba agendamentos/ requerimentos. Ou então em Resultado de requerimento/ benefício por incapacidade.

Logo após faça seu login e pronto terá acesso à todas informações do seu INSS consulta agendamento.

Comprovante de Agendamento INSS

Já em relação o comprovante de agendamento INSS, não é algo complicado, veja como é simples e prático.

Usualmente, ele é fornecido quando o agendamento INSS é confirmado no sistema. Não é obrigatório que o guarde ou leve-o no dia do atendimento.

Porém, recomenda-se que o guarde assim que marcar agendamento no INSS, e imprimi-o para estar levando-o, mesmo que não seja pedido.

INSS Consulta Agendamento

Imprimir Agendamento INSS

Quanto a imprimir agendamento do INSS ele costuma ser gerado logo após a confirmação.  Ou seja, é o comprovante do agendamento.

Ele é importante pois caso dê algum problema no sistema seja ele qual for, possa comprovar por meio dele que agendou o serviço.

Diante disso, em muitos casos os arquivos fornecidos estão em PDF para serem impressos. Ou algum outro tipo de documento.

Primeiro de tudo será necessário abrir o arquivo. Todavia, pode acontecer que para imprimir precise antes de tudo fazer o download. Entretanto, a maioria dos casos não é necessário baixar o arquivo.

Ao abrir o arquivo repare que no lado direito da página estará o ícone de uma impressora. É só clicar no ícone e em seguida clicar em imprimir.

Cancelar Agendamento INSS

Em relação a cancelar agendamento INSS, ele é realizado por meio do telefone, basta ligar no 135.

Contudo, é essencial que isto venha ser feito em no máximo 24 horas do agendamento INSS.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → Agendamento e veja também o vídeo: