Skip to content

Meu INSS: Dúvidas, sugestões e como utilizar!





O Meu INSS é um portal na internet, para mais de 90 tipos de serviços junto ao INSS, com o objetivo de facilitar a vida do segurado, quando ele precisar utilizar os serviços dessa Instituição. Ele é uma plataforma de atendimento virtual, onde o usuário se cadastra, faz um login e uma senha e pode acessar 24 horas por dia, 30 dias no mês.

Os principais serviços disponíveis no Meu INSS, são agendamento de perícias médicas, requerimento e acompanhamento de aposentadorias ou de benefícios como auxílio doença, extrato das movimentações monetárias e o informe de rendimentos. Além desses serviços, esta ferramenta é muito importante para o segurado, porque ele faz todo acesso de sua própria casa.




Além da comodidade de fazer o acesso no conforto do seu lar, o segurado não precisa fazer nenhum deslocamento e muito menos enfrentar as longas filas nos postos de atendimento. Por isso, você que está precisando usar algum serviço da previdência, venha conosco na leitura deste artigo, pois teremos dicas bem valiosas, nos tópicos a seguir de como usar o Meu INSS:

O que é o Portal Meu INSS?

meu inss fora do ar
Meu INSS: Dúvidas, sugestões e como utilizar!

O Portal Meu INSS, é uma ferramenta virtual, que oferece mais de 90 serviços relacionadas a previdência social, que pode ser acessada no endereço eletrônico a seguir https://meu.inss.gov.br/central. O acesso a meu INSS se dá através de um cadastro no próprio portal, onde você obtém um login e uma senha.




Neste portal, você encontra agendamentos de serviços, requerimento e acompanhamento de aposentadorias, calendários de pagamento, extrato de contribuições e resultados de requerimentos. Este portal pode ser utilizado por qualquer cidadão brasileiro.

Quem pode utilizar o Meu INSS Portal?

Qualquer cidadão brasileiro pode fazer um cadastro e acessar os serviços do Portal Meu INSS, sendo ele segurado ou não do INSS. Este canal de atendimento realizado pela internet, tem como principal objetivo facilitar e agilizar a vida do cidadão brasileiro, com os assuntos referentes a Previdência Social, sendo que, para este acesso, é exigido um cadastro de login e senha.



Para utilizar, é preciso fazer cadastro?

Para você acessar o site de meu INSS é preciso fazer uma cadastro no endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/central, inserindo seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de origem.  Ao começar seu cadastro, tenha em mãos a sua carteira de trabalho, pois você deverá responder 5 perguntas sobre sua vida laboral.

Essas perguntas são uma espécie de checagem, por medida de segurança do portal. Após o preenchimento desses dados cadastrais, será gerado um login e uma senha de acesso. É muito fácil fazer este cadastro, basta seguir o tutorial no final deste artigo ou no tópico a seguir.


Passo a passo do cadastro no Meu INSS

O acesso ao portal do Meu INSS, é muito fácil, rápido e seguro. Você precisará de um computador e uma boa rede de internet. Você fará este acesso de sua própria casa e poderá usar os serviços oferecidos a qualquer hora, já que o sistema é online.

Veja a seguir como é fácil se cadastrar:

  • Acesse o endereço eletrônico meu.inss.gov.br
  • Será aberta a página do portal e no canto direito acima, está a palavra entrar.
  • Você clicará na palavra entrar e em seguida na palavra login.
  • Na próxima página, clique na figura de um crachá.
  • Ao clicar na palavra crachá, vai abrir uma nova tela, solicitando seus dados cadastrais, como CPF, nome completo, telefone e e-mail.
  • E depois você vai validar essas informações, clicando em NÃO SOU ROBÔ.
  • Na próxima tela, você digitará informações, como data de nascimento e nome da mãe.
  • Após digitar estas informações, você irá responder a 5 perguntas sobre a sua vida laboral.
  • Depois de respondidas essas perguntas, você será direcionado para criar uma senha.
  • Depois de criar a senha, você clicará em Meu INSS e será levado para a página do portal, onde você deve clicar em login. Digitar seu CPF e a senha que você criou.
  • Quando você acessar o portal com seu login e senha, você fará a validação dos seus dados, clicando na palavra autorização.
  • A partir daí você está dentro do portal, com sua identificação pessoal, seu nome e podendo usar à vontade.

Quais serviços são oferecidos neste portal?

Ao ter acesso ao meu INSS, você terá a sua disposição mais de 90 tipos de serviços para agilizar sua relação com o INSS, com segurança e transparência. Os principais serviços oferecidos no Portal do Meu INSS, são:

  • Solicitações de agendamento junto aos postos de atendimento do INSS,
  • Requerer e acompanhar aposentadoria,
  • Requerer e acompanhar solicitações de benefícios,
  • Solicitar perícia médica,
  • Entrar com recurso junto ao INSS,
  • Simular cálculo de aposentadoria,
  • Emissão de informe de rendimentos,
  • Extrato de valores de pagamento de benefícios,
  • Localizar agencias físicas

Top 3 Vantagens de utilizar o Portal Meu INSS

Os serviços oferecidos no portal de meu INSS facilitam a vida do segurado do INSS de forma rápida, segura e sem burocracia. Com este portal, você tem o INSS nas suas mãos. É somente acessar e usar. E uma coisa muito importante, o não segurado do INSS também pode se cadastrar e usar. Veja a seguir 03 vantagens para se usar esta plataforma:

  1. Não precisa perder tempo com deslocamentos indo a uma agencia física de forma presencial. Você faz suas solicitações de casa.
  2. Não precisa ficar em longas filas ou acordar de madrugada, para ser atendido num posto do INSS.
  3. Vários serviços num único lugar, desde solicitação e acompanhamento de aposentadoria, até uma troca de banco para recebimento do seu benefício.

Telefone do INSS para dúvidas do portal

Para falar com o Meu INSS por telefone, você deve ligar no número 135. Esta central de atendimento funciona de segunda a sábado, das 07 às 22 horas. As ligações de telefone fixo são gratuitas e as ligações de aparelho celular, tem custo de ligação local.

Aprenda a utilizar a calculadora de aposentadoria do INSS

No portal do Meu INSS existe uma opção de serviço, que é um simulador de cálculo de aposentadoria. Este simulador, funciona como se fosse uma calculadora de tempos e movimentos. Para usar e saber quanto tempo você já tem ou quanto tempo falta para você se aposentar, acesse

https://meu.inss.gov.br/central/#/simulador.

Neste simulador, você vai incluindo registros laborais que não constam na base de dados do INSS e o sistema vai calculando o tempo que você já possui para se aposentar, inclusive com a nova regra das aposentadorias no Brasil. Se você não tiver nenhuma informação a acrescentar na base de dados do meu INSS, ele fará o cálculo pelas informações que estão contidas no sistema.

Meu INSS e Motoristas de aplicativo: como funciona?

O portal do Meu INSS funciona igual para qualquer brasileiro, segurado ou não no INSS, independente da profissão que ele exerça. A novidade é que, a partir de agora, meados de 2020,  os motoristas de aplicativo, como o UBER, poderão se filiar à Previdência Social, como contribuinte individual.

Com essa filiação, eles passarão a ter acesso aos benefícios previdenciários, como o salário maternidade, aposentadoria, auxílio acidente, auxílio doença e todos os demais serviços. Além do Portal do Meu INSS, eles podem também entrar em contato com o número 135, que é o telefone de meu INSS.

Benefício de pecúlio: tire suas dúvidas

Antigamente, quando os segurados se aposentavam, eles continuavam contribuindo para a previdência social, independentemente do tipo da aposentadoria, se por idade, tempo de serviço ou especial. Com os valores destas contribuições dos aposentados, foi criado um benefício chamado pecúlio, que era pago para esses mesmos contribuintes. Posteriormente a obrigação desta contribuição deixou de existir. No ano de 1994, foi devolvido a todos os valores decorrentes deste benefício a quem tinha direito e ele foi extinto. A partir daquele ano, ninguém mais teve direito a este pecúlio.

Pensão da síndrome da Talidomida, é especial?

Um remédio a base de talidomida foi usado em mulheres gravidas na década de 1950 e por conta disto, crianças nasceram com defeitos físicos. Para essas crianças, foi concedido o direito a uma aposentadoria. Ela é uma pensão especial, vitalícia e não pode ser transferida para outra pessoa. Como a prescrição deste medicamento foi suspensa no Brasil, os casos de talidomida em crianças, deixaram de existir.

O que é o Sindicato dos Aposentados?

O SINDNAPI – Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, é entidade formada por associados, com a finalidade de defender os interesses da classe que representa. Além disso, ainda conta com mais de cem convênios em diversas áreas como saúde e lazer. Para acessar a página do sindicato, entre no endereço eletrônico a seguir https://www.sindicatodosaposentados.org.br/. Entre em contato pelo telefone 11-3293-7500 ou pelo e-mail duvidas@sindnapi.org.br.

O que é o Seguro Defeso no INSS?

Entre os benefícios oferecidos através do meu INSS e previdência social, está o seguro desemprego do defeso. Este benefício permite que o pescador profissional, que exerça sua atividade de forma artesanal, possa requerer ao INSS o pagamento de um benefício, quando ele for impedido de pescar, por conta do defeso.

O defeso, é a época do ano em os pescadores são proibidos de pescar, por conta da preservação das espécies. Ele se dá em épocas diferentes pelo Brasil. Cada região tem o seu período do defeso. Segundo o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca, ele ocorre no período de novembro a fevereiro de cada ano.

Recurso de benefício por invalidez, o que é?

Quando você faz um requerimento para o INSS de um benefício por invalidez, ele pode ser negado ou não. E quando este benefício é negado e você não concorda com esta decisão, você pode entrar com um recurso junto ao INSS, questionando essa negativa. O INSS tem 30 dias para responder o seu recurso.

Este indeferimento pode ter vários motivos, desde a falta de documentos comprobatórios, como razões técnicas ou médicas. Portanto, avalie com cuidado esta decisão do INSS e veja se não será preciso a ajuda de um profissional, na construção de seus argumentos para a sua defesa.

Transferência de contas no INSS

Você pode fazer uma transferência de banco ou de contas de seu benefício do INSS, através do Portal Meu INSS. Acesse a opção “Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários – Atendimento à distância”. Você irá preencher um formulário, enviar através do portal e aguardar a mudança de conta ou banco. Este serviço pode ser acompanhado pelo portal.

O Portal Meu INSS veio para desburocratizar a relação entre o segurado e não segurado da Previdência Social, otimizando serviços, que provavelmente seria preciso ir presencialmente a uma agencia do INSS e ainda perder horas, enfrentando uma fila bem longa.

Como reativar Benefício Assistencial suspenso?

Todas as vezes que você receber um benefício assistencial do governo federal, como o LOAS-BPC, por exemplo e este benefício for suspenso, porque você arranjou um trabalho ou passou a receber uma renda, você poderá reativá-lo novamente, se perder este emprego ou a renda.

Portanto, se você precisou suspender um benefício assistencial e agora precisa reativá-lo, acesse o Portal Meu INSS e siga as instruções abaixo:

  • Clique na opção de novo requerimento e busque pela palavra reativar e selecione o serviço desejado.
  • Marque o serviço desejado, de acordo as opções.
  • Provavelmente, você será avisado para os casos em que será necessário o atendimento presencial, a uma das agências do INSS, para comprovar alguma informação.

Dúvidas sobre Aposentadoria Rural feito por Idade

O site do meu INSS é confiável, seguro, rápido e funciona de forma online. Nele posso fazer qualquer tipo de solicitação, inclusive requerer uma aposentadoria rural por idade, para o homem do campo.

A aposentadoria rural, é um benefício destinado ao trabalhador brasileiro, que comprovar o tempo mínimo de 180 meses trabalhados na atividade rural, ou seja, durante 15 anos trabalhando no campo, com a idade mínima de 60 anos para o sexo masculino e 55 anos para o sexo feminino.

O agricultor, o pescador, o vaqueiro ou outro tipo de trabalhador rural, só podem solicitar a aposentadoria por idade reduzida e tempo mínimo de contribuição, se estiver exercendo sua atividade como segurado especial, ou seja, rural, no ato da solicitação do requerimento do benefício.

Como está o mercado de trabalho para aposentados?

O Mercado de trabalho no Brasil, atualmente está difícil para todas as áreas, segmentos e idade, afinal são mais de 12 milhões de brasileiros desempregados, segundo o IBGE. Para aquele trabalhador que se aposentou e continuou no próprio posto de trabalho, fica mais fácil, a não ser que ele seja trocado por um trabalhador mais jovem. Porém, o cenário de postos de trabalho no Brasil, está complicado e difícil. É um cenário desafiador!

passo a passo meu inss

Lista do doenças do INSS para aposentadoria por invalidez

As principais doenças que acometem o ser humano e que pode levá-lo a requerer o benefício da aposentadoria por invalidez, junto ao INSS, são: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, mal de Parkinson e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida- AIDS, dentre outras. A aposentadoria por invalidez, é um tipo de benefício que pode ser revogado e suspenso a qualquer tempo, desde que haja a cura da enfermidade.

Como atualizar dados no Portal Meu INSS?

Para atualizar meu INSS dados cadastrais, devo acessar o portal, no endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/dados-cadastrais e buscar pela aba Meu cadastro. Nesta página, posso atualizar endereço residencial, número de telefone, e-mail para correspondência e outros campos, que se fizerem necessário.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer consultas de benefícios no Portal do Meu INSS, de forma rápida, segura e sem burocracia. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog:

  •  https://agendamento.info    e veja outros artigos.

Veja o vídeo: