Skip to content

Agendamento Receita Federal em 3 Minutos





Procurando como fazer o Agendamento Receita Federal? Veja como é fácil estar fazendo.

São muitas as pessoas que precisa diariamente de estar realizando algum tipo de serviço na Receita Federal.

E assim como muitos órgãos públicos vem fazendo, já é permitido o Agendamento Online da Receita Federal, antes do comparecimento presencial em uma unidade.




O principal objetivo disso, é ter menos filas e garantir que o usuário consiga ser atendido e realizar sua demanda de forma rápida e sem tanta burocracia.

Tal atividade contribui para o órgão adiantar as demandas que chegam e para o usuário esperar cada vez menos por um serviço público.

E neste artigo, vamos estar mostrando tudo que precisa saber na hora de fazer o Agendamento Receita Federal.




Atente-se aos nossos tópicos:

Agendamento Receita Federal
Agendamento Receita Federal

Como Funciona o Agendamento Receita Federal





O Agendamento Receita Federal é um serviço online que permite a pessoa estar marcando dia e horário para estar comparecendo para atendimento em alguma das unidades do órgão.

Primordialmente, o objetivo é garantir uma maior comodidade dos usuários, podendo assim antes de comparecer ao serviço de atendimento presencial da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), estará ciente de quando será atendido.

Além disso, na própria página da Receita Federal Agendamento dispõem de informações que podem até mesmo ajudar a tirar dúvidas antes de estar realizando o serviço desejado.

De conformidade, são diversos os serviços agendados pelo site. O qual ainda permite fazer o cancelamento do mesmo caso for necessário.

E ainda é possível estar fazendo alguns serviços pelo próprio site como a emissão de guias e documentos, alguns parcelamentos, impressão de declarações, acompanhamento de processos, verificar pendências, dentre outros. Isso tudo sem precisar ir até uma unidade.

Com a implantação deste serviço de agendamento contribui para desburocratizar e evitar filas nas unidades da Receita.

Desta forma, melhora a qualidade de serviços prestados ao cidadão e agiliza as demandas diárias.

Serviços Agendados na Receita Federal




Os serviços que precisam de Agendamento na Receita Federal, são os mais diversos.

Geralmente, é preciso agendar para serviços de cadastros, certidões e situação fiscal, declarações e demonstrativos, dívida ativa, isenções, processo, procuração, regimes e registros especial, simples nacional, aduana e comércio exterior, legislação, pagamentos e parcelamentos, restituição, senha e código e certificado digital, dentre outros que necessite de atendimento presencial.

Entenda melhor quais são e como fazer neste link: (http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos).

Alguns destes serviços também podem ser atendidos a distância, via internet, verifique todos eles aqui: (http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/forma-de-atendimento/atendimento-a-distancia).

Entretanto, pode haver serviços que sejam feitos apenas de forma presencial e sem agendamento

Site Oficial da Receita Federal Para o Agendamento

O site oficial para Agendamento Receita Federal é este aqui (http://receita.economia.gov.br/). Muito simples e fácil de acessar, é possível encontra-lo pesquisando por Receita Federal.

E como encontrar a página do Agendamento? Verifique que ao abrir o site, logo na parte superior do lado esquerdo, estará lá agendamento como primeiro item do acesso rápido é só clicar e estará na página Agendamento Receita Federal.

No site oficial poderá encontrar qualquer assunto que tenha relação com órgão, podendo realizar consultas, ver notícias atualizadas, quais são ações, programas existentes no momento, quais são as cidades que possuem unidades do órgão, prestação de contas, entre outros.

Requisitos Para Fazer o Agendamento Receita Federal

Para estar realizando o Agendamento Receita Federal precisa apenas seguir as etapas que são pedidas no processo deste serviço.

Serão dadas orientações gerais, leia tudo com atenção para não ficar com nenhuma dúvida em relação ao agendamento.

Primeiramente, tenha em mãos o mais importante que é o número do seu CPF para pessoas físicas ou CNPJ para pessoas jurídicas.

Em seguida serão pedidas outras informações é só preencher tudo e depois confirmar o agendamento.

Não se esqueça de conferir qual a unidade mais próxima, em casos de atendimento presencial, e ainda se nela o serviço que deseja fazer é realizado.

Pois, em algumas unidades não são realizados todos os tipos de serviços, fique atento.

Passo a Passo Para Agendar na Receita Federal

Primeiro de tudo, para estar agendando qualquer serviço pela Receita Federal, é necessário entrar no site www Receita Federal Agendamento.

Após acessá-lo, ao entrar na página vai aparecer as orientações gerais, sendo feita sua leitura, é apertar li e concordo, em seguida avançar;

Agora irá preencher com o CPF ou CNPJ e a data de nascimento, digite os caracteres e avançar;

Vai aparecer um aviso importante leio-o, pois diz que alguns serviços são disponíveis de forma online, caso deseje atendimento do serviço presencial é só clicar em continuar o agendamento;

Em seguida preencha com os dados pedidos e clique em continuar;

Informações para agendamento

Aparecerá outro aviso, para informar que outros serviços que não seja o agendado na senha não será atendida. É só clicar no X para fechar o aviso.

E escolher o serviço desejado, no botão (+), e depois em selecionar;

Outro aviso irá aparecer para dá informações referentes ao serviço selecionado, se estiver tudo nos conformes é clicar em avançar, caso contrário terá que voltar;

Em seguida é hora de escolher a data que for melhor para você, eles colocaram as vagas disponíveis para os próximos cinco dias;

Depois exibirá os horários disponíveis do dia que você escolheu, é só clicar no horário que deseja e depois em agendar;

Por último será gerada a senha de atendimento, faça sua impressão ou tire uma foto para levar no dia e horário marcado.

Antes de comparecer a unidade de atendimento veja quais são os documentos necessários que sejam levados, no site da Receita no serviço que agendou estará informações sobre o que precisa.

Outro ponto importante, é não se atrasar, pois saiba que no sistema a senha agendada é chamada no horário marcado em ponto, nem mais cedo e nem mais tarde.

Como Consultar um Agendamento Receita Federal

Para Consultar Agendamento Receita Federal, não está disponibilizado ainda esta atividade no site da Receita.

Portanto, tire todas as dúvidas na hora que estiver fazendo o Agendamento Receita Federal, e anote tudo que achar necessário.

No momento do cadastro do agendamento, tem a opção de enviar uma mensagem de SMS para o usuário na véspera da data de agendamento. E você pode estar escolhendo essa opção e receber a mensagem, como uma espécie de aviso para não esquecer do agendamento.

Como Cancelar um Agendamento Que Fiz

Para Cancelar Agendamento Receita Federal, vai entrar na página Agendamento da Receita Federal (https://receita.economia.gov.br/interface/agendamento), clicar em cancelar agendamento, ler as orientações gerais em seguida clicar em li e concordo e depois em avançar.

Preencha os dados solicitados e depois avançar; leia o aviso que vai aparecer e clique em continuar; preencha os dados que serão pedidos na próxima tela, logo em seguida clicar em cancelar agendamento.

Por último, irá selecionar a senha que deve ser cancelada, logo após deve clicar em requisitar cancelamento de senha.

E depois disso irá receber o aviso do Cancelamento de Agendamento Receita Federal.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → agendamento e veja também o vídeo: